GRÉCIA - Cultura

 

As artes têm sido parte integrante da vida grega desde os tempos antigos. No Verão, os dramas gregos são encenados nos antigos teatros onde foram originalmente representados. A herança da literatura grega antiga vai desde a poesia, o drama, os ensaios filosóficos e históricos a literatura de viagens. A mania da civilização ocidental pela lógica e as idéias vem diretamente dos pensamentos dos filósofos antigos gregos como Sócrates, Platão ou Aristóteles. E a política, arte e ciência ocidentais estão também em dívida para com a Grécia Clássica. Hoje em dia, o novelista Nikos Kazantaakis é o mais lido escritor grego e existe uma vibrante tradição poética na Grécia moderna que incluem os prémios Nobel George Seferis e Odysseus Elytis.

A música Rembetika com os seus temas sobra a pobreza e o sofrimento foi banida durante a junta mas está a tornar-se muito popular entre os mais jovens. O mais aclamado realizador grego é Theodoros Angelopoulos cujos filmes incluem The Beekeeper e Travelling Players.

A língua Grega é, provavelmente, a mais antiga da Europa, com 4000 anos de tradição oral e 3000 anos de tradição escrita. Hoje em dia o grego constitui uma parte importante do vocabulário de qualquer língua indo-europeia e muito do léxico de qualquer repertório científico. Cerca de 98% dos Gregos são Ortodoxos. O resto da população é católica romana, judia e muçulmana. A religião é central na vida dos gregos e o ano grego é centrado nas festas do calendário da Igreja. Muitas das colunarias gregas tem por base os 400 anos de domínio turco. Particularmente apetitosos são os tzatziki (pepino com molho de iogurte) e polvo em picles de sumo de limão e azeite. Snaks baratos como souvlaki (carne grelhada com pão de pita) e spanakopita (torta de espinafres e queijo) são fáceis de encontrar. O principal prato grego é horiatiki salata com pepino, tomate, cebola, queijo feta e azeitonas. O iogurte grego é delicioso e vende-se em qualquer lado.

 

HOME